Home

Agenda

Narrações

Espetáculos

Prêmios

Publicações e CDs

Palestras e Oficinas

Projetos Especiais

Imprensa

Trajetória

Contato


 
 
Publicações e CDs
Publicações e CDs



Foi em 2002 a publicação do primeiro livro de Ana Luísa, mas a partir de 2012 é que começa a sua produção como contadora de histórias. Em 2016 é convidada como autora a participar da Flipinha. Veja o vídeo.

Também em 2016 começou a escrever um blog no HUffpost, fazendo reflexões através das histórias.


Eu, Lobo

Projeto ganhador do Edital PROAC para criação de conto para crianças. Fiz encontros com crianças e jovens de 3 instituições narrando histórias de lobos e conversando sobre as características do animal e os mitos que o envolviam. Cada grupo criou sua história.

Instituições parceiras: Movimento Comunitário Estrela Nova, Pró-saber São Paulo, Casa do Todos

E eu criei a minha no final: Eu, Lobo. Assista aqui


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: TRADIÇÃO, POÉTICA E INTERFACES

Ana Luísa contribuiu com um artigo para esta publicação

Pela força da palavra, a narrativa oral transmite tradições e abre caminhos para sentir e experienciar a realidade, estimulando a reflexão e o desenvolvimento do olhar crítico sobre o mundo. Esta coletânea apresenta um panorama sobre a contação de histórias, com ensaios teóricos, verbetes e depoimentos de escritores, estudiosos, professores, educadores, atores e contadores. Dividida em três eixos temáticos - tradição, poética e interfaces -, a obra aborda da tradição oral à relação da prática de contar histórias com outras linguagens artísticas, procurando, assim, registrar e tornar alvo de discussões, estudos e difusão essa poderosa técnica capaz de despertar o interesse pela narrativa e pela leitura.

compre aqui


SÃO PAULO CARINHOSA: O QUE GRANDES CIDADES E POLÍTICAS INTERSETORIAS PODEM FAZER PELA PRIMEIRA INFÂNCIA

organizado por Ana Estela Haddad, primeira-dama e coordenadora da São Paulo Carinhosa, é constituído por seis unidades temáticas, um prefácio (apresentação) do prefeito Fernando Haddad e uma introdução de Ana Estela.

A primeira unidade trata da "Primeira Infância e as Evidências Científicas Sobre Essa Etapa do Desenvolvimento Humano", nos contextos nacional e internacional.

A segunda unidade traz "Referências Nacionais Para a Política Municipal São Paulo Carinhosa".

As unidades três e quatro abordam a "São Paulo Carinhosa: Construção Intersetorial, Buscando Articulações a Partir do Plano de Governo e do Programa de Metas da Gestão Municipal" e "Algumas Iniciativas da Sociedade Civil Organizada e Organizações Parceiras da Política Municipal São Paulo Carinhosa" (nesta unidade dou minha contribuição com o artigo "Em Busca das Histórias").

Na unidade cinco estão "Outros Programas Estaduais e Municipais com Foco na Primeira Infância" e na unidade seis o "Marco Regulatório Nacional da Primeira Infância", com artigo de Vital Didonet.

A capa da publicação e de cada uma das unidades tem fotos históricas de Benedito Junqueira Duarte, fotógrafo que acompanhou Mário de Andrade durante todo o período da gestão pública no Departamento Municipal de Cultura de São Paulo.

Para acessar a íntegra da publicação, clique aqui.



Mudanças

Segundo livro da autora em parceria com Ivo Minkovicius, Mudanças narra a história através de imagens. Assim cada criança pode compor sua própria narrativa e enxergar aquilo que quiser a partir das ilustrações. Trata-se da história de um menino que vai passando por várias mudanças, de espaço e de vida. Momentos felizes, momentos mais difíceis, mas após cada mudança as coisas se acomodam e encontram sua nova configuração.

"Tive a ideia desta história no dia em que estava fazendo a mudança para meu novo atelier. O moço que dirigia o caminhãozinho e carregava as caixas era o mesmo que tinha feito todas as minhas mudanças de casa e de espaço de trabalho aqui em São Paulo. Eu o conhecia há anos! Ele sempre levava seus filhos para ver meus espetáculos. Vi seu filhinho de colo se transformar num rapaz e ajudar o pai a carregar e descarregar as caixas da minha história. Mudanças da vida...", diz a autora.

Recomendado para crianças a partir de 4 anos



Quanta História Numa História! –relato das experiências de uma contadora de histórias de Ana Luísa Lacombe, ganhador do Edital PROAC do Governo do Estado de São Paulo para sua publicação. O livro Editado pela É Realizações Editora. ​ Lançado em 4 cidades - São Paulo, Santos, Caieiras e Campinas - com palestra para professores e profissionais da área, o livro possui uma lista de sites de contadores de histórias e autores e sugestões para pesquisa. Um CD, o áudio livro, acompanha a publicação.

  • Veja a Palestra sobre o livro. 
  • Comprar na É realizações.    





  • Realização PROAC, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura

     
    Pedalando, Pedalendo, Pedalindo nasceu do meu desejo de aprender muitas coisas desde pequena: bordar, tricotar, pintar, cantar, tocar violão, dançar e, caro, andar de bicicleta e ler. Pais, avós e amigos me ensinaram com paciência e dedicação. Mas não bastou só isso, eu tive que treinar, repetir, experimentar, cair, levantar, desafinar, errar, acertar... e no final... voar!

    É uma continuidade da parceria com o ilustrador Ivo Minkovicius. Há mais de 10 anos venho contando as histórias dele e agora criamos uma história juntos!


    A Árvore de Tamoromu
    Em 2013 lançou seu primeiro livro de história, um mito dos índios Wapixana, editado pela Formato "A Árvore de Tamoromu" . História que faz parte do espetáculo "Lendas da Natureza"

    As ilustrações são de Fernando Vilela.

  • Comprar na Livraria Cultura 
  • Comprar na Livraria Panapaná   

  • Ganhador do Prêmio de Melhor Reconto de 2013 pela FNLIJ /
    Escolhido como uma das quatro publicações referenciais do Brasil na produção de 2013 através do catálogo anual organizado pela maior e mais reconhecida biblioteca de literatura infantil e juvenil do mundo, a alemã Internationale Jugendbibliothek, sediada em Munique.
    Leia mais e mais e veja a entrevista


    Em 2012 lançou seu CD "Canções do Faz e Conta"
    Este projeto surgiu da parceria que a atriz Ana Luísa Lacombe vem desenvolvendo ao longo desses 10 últimos anos como contadora de histórias com vários músicos: Jean Garfunkel, Gustavo Kurlat, Sérvulo Augusto e Betinho Sodré. O CD a direção musical saborosa de Natan Marques, que usou toda sua maestria em arranjos delicados e divertidos. Este CD deu origem ao Show "Canções do faz e Conta".

     

    Realização PROAC, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura 



    Neste mesmo ano organizou a publicação Teia de Experiências - Reflexões Sobre a Formação de Contadores de Histórias editada pelo Sistema de Bibliotecas Municipais de São Paulo com artigos de vários contadores de histórias e pensadores dessa arte.

    Pode ser baixada gratuitamente através do link abaixo:

    http://bibliotecacontosdefadas




    Ainda neste mesmo ano saiu o livro Histórias na AACD onde Ana Luísa narra sua experiência contando histórias no escolar desta instituição e as histórias criadas pelas crianças.

    Em agosto de 2015, o livro ganhou o Prêmio Bronze na categoria Editorias Customizadas" do "XI Prêmio ANATEC" (Associação Nacional de Editores de Publicações)






     


    Em 2011, foi convidada por Benita Prieto a participar da publicação Contadores de Histórias - Um Exercício para Muitas Vozes, que pode ser baixada gratuitamente através do link:

    http://issuu.com/prietoproducoes

     

     

     



    O primeiro livro foi "Acender um Fogo - O Jogo e o Teatro na Escola" que escreveu em parceria com Anna Maria Lacombe (psicopedagoga) pela Edições Pró-Saber.

     



     



     
    facebookyoutubesoundcloud